quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Já ou Agora ... O fim do Sonho ... Será?

Kagan, diz que o fim da história foi uma ilusão, cheia de boas razões para existir uma nova e perigosa ilusão. O mundo está cheio destes exemplos, nós próprios no nosso dia a dia os vivemos. Mas agora é relativamente fácil descortina-los.
O mundo caminha, tal como as pessoas na eterna dualidade e no caso social e politico na dualidade das democracias e autocracias e nas próprias confusões destas. China e Rússia são exemplos de autocracias, e como devem as democracias reagir a estas? Será que as autocracias conquistarão terreno na globalização e nos interesses inerentes a esta, relativamente às democracias? Será que fomentar a democracia no médio oriente é um caminho para estancar as autocracias emergentes?

Este livro que estou a ler faz uma análise muito actual de toda a conjuntura internacional, dos que nela participam, as certezas que existem e as putativas incertezas que daí surgirão.
Ou seja o perigo do mundo antes da queda do muro de Berlim, após a sua queda tornou-se igual ou mais perigoso, só que de uma forma bem mais camuflada.

Recomendo a leitura terminando com uma frase para pensar:

"A futura ordem internacional será moldada por aqueles que tiverem o poder e a vontade colectiva para a configurar. A questão está em saber se as democracias do mundo se vão de novo erguer para enfrentarem tal repto".

Já ou Agora... Boas Leituras

1 comentário:

  1. Caro Presidente da CMM.
    Para quando o almoço com os bloggers de Matosinhos?
    E porque não um debate sério?

    Existem cidades Portugueses cujos bloggers desempenham um papel fundamental
    no funcionamento da respectiva autarquia.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar