quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Já ou Agora ... e os principios das relações




Hoje apetece-me falar das relações. Raramente hoje encontramos relações duradouras, sejam elas de amizade, amor, companheirismo, profissionais etc. Onde pairam os valores das relações de respeito, de valores e de pura amizade. Aquela celebre frase que basta a palavra para cumprir um acordo, seja ele de que espécie for, cada vez se esvai mais. Podem chamar-me retrogrado, que não vivo neste mundo etc. Mas onde pairam esses valores? Será porque hoje o mundo é muito mais global? Será pelo facto das pessoas cada vez conhecerem mais pessoas e irem em busca de algo mais que o esquecimento desses princípios faz esquecer todos os valores da dignidade humana. Costumo dizer algumas vezes que o meu sonho é chegar aos 99 anos, andar na rua de cabeça levantada e sentir orgulho na vida que vivi. Sei que esta parte do orgulho vale o que vale.
Mas porque razão as pessoas se esquecem rapidamente das atitudes que tiveram, dos princípios que foram ensinados e que adquiriram? Todos cometemos erros de algo que omitimos, em que pensamos que dissemos tudo sem dizer, de palavras que foram mal interpretadas, de comentários que de tanto passar a palavra foram desvirtuados. Todos estes princípios colocam toda uma vivência em sociedade em questão, será que vale a pena? Não gosto nada dos paladinos da verdade que o parecem ser para atingir algo mais. Podem aqui chamar-me o mesmo, eu também cometo os meus erros apesar de acreditar ao contrário de muitos que acertar é que é humano.
O que hoje parece ser e a seguir já é algo na realidade completamente diferente é uma constante do dia a dia.
Este tipo de relações no nosso dia a dia é cada vez mais comum. Façam um exercício, pensem para vós próprios, em quantos amigos, colegas de profissão ou conhecidos confiam mesmo, daqueles que naqueles momentos necessários da vida lá estão. Eu tive essa experiência, alguns lá estiveram e outros surpreenderam, porque sem parecer ser estavam lá. Este mundo materialista dá muito jeito a todos, a mim sem excepção, contudo o mundo dos princípios, da verdadeira natureza, da solidariedade, da amizade e amor puro não devemos deixar que deixe de existir.
Hoje tenho vontade de me imaginar com 99 e dizer que tenho pelo menos uma grande amizade daquelas para a vida com mais de 50 anos. Que saboroso que é!
Mais uma divagação da minha parte para pensarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário