segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Já ou Agora ... Pós Reflexão

Desde o dia 8 até hoje, estive a reflectir... Não foi uma reflexão profunda, até porque o País, Matosinhos e eu às tantas não merecemos. Quanto ao eu da minha reflexão não vou falar aqui, mas quanto ao País e a Matosinhos, apenas quero dar um comentário. Nestas autárquicas o que contam são as pessoas, é o poder que mais devemos respeitar, é o que deveria de ser o borbulhar da democracia. Mas o que vimos? Um País cansado de eleições, os Portugueses cada vez mais desacreditados com os seus políticos, o "Partido" da abstenção cada vez mais forte. Em todos estes actos verificamos isso e o mais preocupante é o facto da tendencia abstencionista se manter alta numas eleições em que as pessoas estão bem mais próximas dos políticos que vão gerir os destinos das suas terras durante 4 anos. Continua a bipolarização do poder, com PS e PSD a dominarem em mandatos e os chamados partidos pequenos a não se catapultarem nesta esfera de poder. Pergunto um partido sem poder autárquico pode ambicionar a ser um partido de poder nos desígnios do País? A minha pena é que Portugal continua moribundo, começo a ser um defensor de uma união nacional em que por 4 anos "sem se parar a democracia" os partidos com responsabilidades que coloquem Portugal acima dos seus interesses nos tirem deste marasmo.
Em Matosinhos, a minha terra, o que eu esperava aconteceu. Sabia que um dos Guilhermes ganharia, ponderei que até poderiam ganhar os dois, pensando tal como aconteceu que o Guilherme que estava na pole position não iria alcançar a maioria absoluta, mas o outro Guilherme certamente não será o joker. Guilherme Pinto ganhou conforme o esperado, Narciso deu luta mas não chegou lá, contudo terá uma palavra a dizer ou não... a ver vamos no futuro ( a presença dele na vereação é imprescindivel para que esta não se transforme em uma maioria absolutissima). Quanto ao PSD, o que eu pensava que aconteceria, um partido em Matosinhos, oco a olhar para o umbigo, a viver de ilusões, a não se saber gerir, a não saber o que quer e entretido como sempre com as suas intrigas internas. Enfim uma novela que não acaba. Sou um dos que acha que os candidatos à Câmara não terão que ser da terra, mas terão que cumprir e dedicar-se se pretenderem mesmo ajudar. Insisto o PSD de Matosinhos tem que ter alguém, seja de cá ou não, mas que assuma com TODOS um projecto a 8 anos, que saiba perder, que seja aglutinador, mas que acima de tudo saiba conquistar e criar um clima de confiança para conseguir ser uma alternativa válida. Neste momento o PSD em Matosinhos não é nada, ou melhor será talvez um parque temático onde se brinca ao poder sem o ter, mas vivendo no mundo do faz de conta sonhando que um dia terá. Fico muito triste quando o nº2 à CMM deste partido quase apelida de "estúpidos" os Matosinhenses pelas opções que tomaram. Não me revejo neste discurso. Qual o conceito de democracia? Quem não está bem ponha-se. Triste também com a saída de Honório Novo, faz falta a Matosinhos, a CDU é necessária como oposição.
Imagino hoje as pessoas que estiveram com o telemóvel colado ao ouvido à espera que tocasse...
Esta é a minha visão do que vi, o que senti mais para mim virá num outro post, neste blog que falo de tudo, mas também muito de mim de uma forma encriptada.

Imediatamente as reflexões politicas acabaram.... Ufa!

Sem comentários:

Enviar um comentário