Já ou Agora, penso no mundo em que vivemos, na sociedade casta de valores! Na ordem do dia está, quem é o responsável por toda a conotação negativa que damos a esta palavra. Nela penso todos os dias. Na profissão, na vida pessoal, no dia a dia.... Acabei de ler um livro de um autor chamado Alain Etchegoyen (Filosofo Francês) com o titulo " A era dos responsáveis". Não resisto em o citar para pensar um pouco.... é de 1995, mas tão actual!
"A responsabilidade está na ordem do dia. Quem são os responsáveis?, interrogam-se os jornais a propósito de uma catástrofe ferroviária, da propagação da sida e do desemprego. E de todos os horizontes - empresas, meios de informação, medicina ou mundo politico - manifestação a reivindicação da responsabilidade.
Que significa hoje em dia este fenómeno? Será uma moda passageira ou a vontade de uma nova exigência moral? Poderá a responsabilidade ser o ponto de referência de que o nosso mundo instável e incerto parece precisar tanto?
Para responder a esta questão, é preciso desembaraçar a palavra de ambiguidades ligadas à ideia da culpabilidade como à do poder, distinguir as suas utilizações jurídicas e morais, definir as suas implicações concretas e , em particular, a sua ligação especial à acção e ao empenhamento em relação ao outro."
Tantas questões que nos levam à responsabilidade, seja a causa da educação, da convivência em sociedade, da família, mas essencialmente no mundo global.
Será que o economista ou o gestor ou o dirigente são hoje em dia apenas uma chaga da republica, da monarquia ou da ditadura no mundo?
Vamos pensar, pensem comigo.... Já ou Agora!
Como explicar?
Há 2 semanas
Sem comentários:
Enviar um comentário