sexta-feira, 27 de março de 2009

Já ou Agora... ser politicamente....

Já ou Agora... como devemos fazer na nossa convivência em sociedade? Já ou agora deveremos ser politicamente correctos, sempre, ou de vez em quando? Deveremos cortar a direito e tomar decisões rápidas de ruptura, sempre, ou de vez em quando? Em que tempos? Nesta sociedade de acontecimentos supersónicos. Resposta é sempre que necessário. Mas como decidir o necessário? Esta semana questionei-me sobre isto. Tive dúvidas de atitude. Sei que sou apologista de dar o beneficio da dúvida, de dar tempo para os temas se desenvolverem, gosto de "perder" tempo a colocar cenários, de analisar. É da minha natureza. Dilui o risco, teoricamente, pois está claro! Contudo esta semana fiquei com dúvidas próprias se sei distinguir quando devo ser politicamente correcto ou devo cortar a direito, com decisões que poderão provocar autenticas rupturas. Detesto sentir este vazio! Depois pensei que o nosso modo de vida em sociedade é um pouco assim, tudo muito politicamente correcto porque já ninguém arrisca: Será mediocridade ou precaução?
Quanto tempo deveremos utilizar no "Acordar / Reflectir / Decidir / Agir"?
Uma coisa aprendi em termos profissionais e pessoais! Devo agir mais e pensar com mais rapidez, porque por vezes pensar demais, analisar demais, deixa-nos em um estado tão politicamente correcto, ou seja num limbo de não acção, tipo sala de espera de um qualquer hospital. Atrofia o risco.
Esta semana fiquei irritado porque não agi numa questão pessoal (já falei neste blog do arrependimento) que poderá condicionar o meu futuro e às tantas agi demasiado em termos profissionais.
Imediatamente não gostaria que confundissem isto que senti com inércia, porque nada disso aconteceu. Falo de tempos de decisão, a diferença de decidir neste mesmo segundo ou no segundo seguinte, pode fazer toda a diferença. Aqui a verdadeira diferença de ser politicamente correcto ou rasgar a direito. É realmente a perspicacia e o momento emocional que estão ligados a este tipo de acções.
Basicamente foi isto que aprendi. saber deixar de ser politicamente correcto quando necessário e cortar a direito quando quando for vital.
Já ou Agora sei que na vida deveremos agir na urgência e decidir na incerteza, isto porque as limitações são criadas apenas pela nossa mente.


Sem comentários:

Enviar um comentário