segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Já ou Agora ... Faz sentido?

Já ou Agora... O que por vezes não faz sentido, traz sentido? O dilema do que faz ou não sentido? Qual o melhor sentido? O racional ou emocional? Como se entra no mais correcto discernimento do que faz sentido? Qual o rumo a tomar quando não se sabe o que faz sentido? Qual a opção a tomar?
Faz sentido que por vezes na vida tudo se desmorone como um baralho de cartas e se arranje forças para voltar a apanha-las? Faz sentido que em vez de tudo se desmoronar, tudo aconteça como peças de dominó a cair uma após outra e se entre nos pormenores chatos do que faz ou não sentido?
O que a mim faz sentido, a vocês pode não o fazer. Aqui a parte difícil é quando se consegue o equilíbrio do que faz sentido para mim e para vocês.
A vida com sentido é composta por vitórias e derrotas, e feita de dificuldades e alegrias, e feita de decisões tomadas de quando se deve avançar, parar ou recuar. O parar, escutar e olhar é fundamental para se ter uma vida com sentido. A questão acontece quando entre duas pessoas há algo que não faz sentido para uma e na outra faz todo o sentido, apesar de haver um pseudo desejo comum. Que se deve fazer quando se quer tomar uma decisão e se tenta perceber o que faz mais sentido. E se a decisão a tomar por um lado, leva o sentido de uma mudança a 180º, e se o outro sentido da decisão é algo que se quer muito, mas não se tem a certeza do futuro, e quando o outro sentido da decisão implica a racionalidade e a emoção ao mesmo tempo, e se ainda o outro sentido da decisão e ficar egoísta e ser mais feliz, e quando sabemos que o sentido desta decisão poderá trazer algo reconfortante, mas que no fundo nada é garantido. Mais difícil é que todas estas decisões fazem sentido. Contudo faz sentido dar sentido a estas decisões? Sim, claro que sim, ainda mais quando se sabe que qualquer uma delas tem um objectivo porque previamente houve descoberta, uma bonita descoberta e o sentimento de no futuro não haver o vazio de algo que devia ter feito. Enfim, não me quero arrepender mesmo que o futuro diga que a decisão é errada. Do outro lado nada é certo, nem nunca será, mas é o risco de gostar que a vida tenha um sentido, o meu sentido que poderá dar a um beco sem saída, a um entroncamento ou uma serie deles, ou então o ideal que se encontre o destino final do sentido desejado. Este ultima sim é o que faz sentido, mas poderá não trazer sentido.
Este é o meu sentido... que parece fazer mais sentido, que é procurar o meu próprio sentido... Desde o dia 8 tenho reflectido muito neste sentido, muita coisa que não aproveitei, muita coisa que achei valer a pena mas que é uma ilusão, muita coisa que fazia sentido mas que já não faz, daí a busca do sentido, sem criar estados de sentir colaterais....

Fui enigmático e encriptei... mas este blog também é uma partilha consentida...

Um presente para quem hoje lança um novo album....

2 comentários:

  1. O que não faz sentido é sabermos onde erramos e finfimos que está tudo bem, dizermos que vamos corrigir mas continuamos a agir da mesma forma, como se a vida nada nos ensinasse... hipotecar o nosso e o futuro dos outros por indiferença...

    ResponderEliminar
  2. ... por pensarmos alto e termos receio de contar a verdade, desta vida ser uma mentira quase todos os dias...faz sentido viver na mentira??? Para mim nada faz sentido quando estamos ao lado da mentira, a mentira apaga as nossas vidas, os nosso sonhos, os nossos pensamentos a beleza das coisas e dos sentimentos...se não for hoje é amanhã, por isso não faz sentido.
    Faz sentido sim viver ao lado da verdade com verdade sem vergonha, com sentimento, com partilha, com humildade... aí o que é pequeno torna-se grande e a união ainda mais forte... pena é que nem sempre as pessoas pensam assim e quando pensam dura pouco e são poucas as que realmente vivem assim. Mas de facto essa é uma das filosofias de vida... quem não quer estar ao lado da mentira... a vida tem outra cor e faz mais sentido...

    ResponderEliminar